Petra

A Incrível Cidade Rosa da Jordânia

by Samira Gattolin

Petra

A pequena cidade de Wadi Rum é a porta de entrada para Petra.

Petra é considerada um patrimônio da Humanidade pela Unesco e é uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. É um sitio arqueológico onde tem vários monumentos como o “ Tesouro” e outras várias estruturas milenares como o Monasterio de El-Deir, altares, tumulos e tumbas.

Al Khazneh - Jordânia

Al Khazneh – Jordânia

Quando entramos em Petra, podemos alugar camelos, cavalos e carroças para nos levarem ate o “Tesouro”, que é o primeiro grande monumento de Petra e o cartão postal dessa cidade mágica e cheia de mistérios mas eu não pensei nisso, primeiro porque não ando em animais, acho que é judiar deles e segundo, porque eu queria ir caminhando pelo “Siq”.

O “Siq” é um desfiladeiro de aproximadamente 1,5 Km de extensão, cercado de enormes rochedos de 80 metros de altura, que nos presenteiam com um visual simplesmente encantador.

Desfiladeiro Siq em Petra - Jordânia

Desfiladeiro Siq em Petra – Jordânia

Eu quis curtir cada passo naquela areia branca e ir ouvindo o guia explicar a história daquele lugar cravada em pedras gigantes. A cada passo, a cada parada naquele desfiladeiro, a cada explicação, eu ficava extremamente maravilhada.

Petra, a Cidade dos Mistérios

Falar em Petra é falar sobre um pedaço da historia da humanidade e sobre seus mistérios.

Quando eu cheguei no final do desfiladeiro e vi O Tesouro entre os rochedos, eu senti um impacto tão grande que não consigo explicar. Foi uma emoção tao grande que é impossível expressar.

Entrando ali, além de todos aqueles monumentos estonteantes, pude ver pela primeira vez camelos que são usados em transportes para pessoas. Tem quem suba neles apenas para tirar fotos, não usam para transporte, o que é um costume local. Eles são muito lindos!!

Camelos em Petra - Jordânia

Camelos em Petra – Jordânia

Para quem for visitar esse lugar mágico, é imprescindível usar roupas e calçados confortáveis. Não usem sapatos nem sapatilhas. O ideal é ir de tênis porque anda-se muito lá. Também não tem carro que nos leve ou traga de volta. A opção é alugar um cavalo, ou camelo ou uma carruagem.

É muito importante hidratar-se; leve consigo uma garrafa d’água, faça uso de protetor solar e cubra a cabeça com um lenço ou chapéu caso sua visita for feita durante o verão.

Eu fui numa época muito quente e na volta, no Siq, passei muito mal e a cada parada que fazia para descansar e me refrescar, eu me sentia pior e embora não quisesse e ser contra, tive que alugar um cavalo já na metade do caminho para poder voltar.

Foi uma aventura e tanto e uma experiência inigualável mas fiquei com dó do cavalo rs. Infelizmente não consegui me fotografar em cima do cavalo e nem pedi para o beduíno, dono dele, porque acredito que ele não entenderia.

Passando o mal estar, fui almoçar num restaurante tipico e mais tarde voltei para Amã, extasiada e maravilhada com tudo o que Deus me proporcionou naquele lugar.

Você pode fazer este mesmo passeio através das agências credenciadas pela Viator.

Quer conhecer outros lugares lindos? Leia nossos posts:

 

You may also like

Leave a Comment