Amã – A Cidade Fascinante

Amã a capital da Jordânia

by Samira Gattolin
Amã Jordânia

Am é uma cidade fascinante! Ela é uma das cidades mais antigas e habitadas no mundo.  Amã, ou Amman em árabe, é a capital da Jordânia. Ela é uma mistura do antigo e do novo e está situada em uma área entre o deserto e o Vale do Jordão.

Amã é uma cidade acolhedora. As pessoas são muito hospitaleiras. Por onde andamos sentimos o carinho de cada uma delas. O tratamento é tão acolhedor que várias vezes me senti constrangida por ser tao bem tratada.

Muitas vezes me peguei perguntando “que pessoas são essas que demonstram tanto amor pelo próximo e pelo estrangeiro?” Coisa linda de se ver e viver.

O Que Fazer em Amã Jordânia

Amã tem muitas atrações como:

1. a Cidadela, que fica no topo de uma coluna onde podemos ver as ruínas romanas da antiguidade;
  2. A Mesquita King Abdullah, que eh a principal da cidade com seu domo azul belíssimo;
  3. O anfiteatro Romano que fica no centro de Amã;
  4. Museus;
  5. A Rainbow Street que é a rua mais famosa e mais movimentada com ótimos restaurantes e muitas lojas de artesanato, cafeterias e lounges. Eu, particularmente achei essa rua linda!

Cidadela de Amã

A Cidadela de Amã é um sítio histórico fantástico, localizado no centro de Amã, na Jordânia. Quem vai visitar Amã não pode perder esse passeio incrível onde tudo é fascinante.

Ruinas da Cidadela de Ama

Quando cheguei naquele lugar, assim como ocorreu quando cheguei em Petra, a cidade rosa da Jordânia, fui impactada por tanta beleza construída no topo de uma das sete colinas de onde surgiu a capital da Jordânia.

O dia que visitei a Cidadela, eu fui acompanhando 5 mulheres argentinas que vieram a passeio através da empresa de turismo que trabalho aqui na Jordânia. Eu parecia a mais encantada e a mais maravilhada de todas com tanta beleza e cultura históricas.

Cada viagem que faço, cada lugar que conheço, eu vivo cada detalhe do que conheço, eu sou muito intensa em minhas viagens e eu gosto disso. Eu curti muito mais do que elas que estavam a passeio rsss.

Na cidadela podemos caminhar pelo que restou do Templo de Hércules, pelo Palácio Omiada, a Igreja Bizantina, várias estruturas históricas, arcos, túmulos e ainda visitar o Museu Arqueológico Nacional onde algumas antiguidades da Jordânia são expostas.

Do topo da Cidadela de Amã temos uma visão panorâmica e estonteante da cidade de Amã.

Ao lado da Cidadela, está o Anfiteatro Romano, erguido no século 2 d.C. com mais de seis mil lugares e uma acústica impecável. O teatro local abriga espetáculos ao ar livre. É realmente incrível!

Dali visitamos rapidamente uma pequena parte do centro da cidade e seguimos para um restaurante maravilhoso onde saboreamos mais uma vez a deliciosa comida do Oriente Médio.

Foi mais um dia que vivi com muita alegria e muita gratidão a Deus por mais este presente! Voltei pra casa extasiada!!

Saiba mais sobre a Jordânia:

• Capital Amã
  • Língua Árabe e Inglês
  • Moeda Dinar Jordaniano
  • Validade do passaporte Deve ter validade superior a 6 meses
  • Página do passaporte em branco: Uma página é necessária para carimbo de entrada
  • Vacinações: Certificação de vacina contra a febre amarela é necessária para entrada no país
  • Restrições de moeda para entrar Não há
  • Restrições de moeda para sair Não há
  • Visto de turista necessário Favor consultar a tabela disponível na seção Vistos do site do Portal Consular do Itamaraty .
  • É recomendado também seguir as recomendações do consulado para visitar o país com segurança.

Culinária de Amã

A culinária de Amã é muito saborosa e a culinária tradicional é a árabe. Eu amo a comida daqui, os restaurantes são os melhores e o prato, geralmente dá para duas pessoas porque eles servem muita comida.

Dentre os muitos pratos, eu me delicio com o Mansaf, que é um arroz amarelinho com lascas de amêndoas, acompanhado de carne de cordeiro que vem desfiado e um molho a base de iogurte quente para ir molhando o arroz.

mansaf

Mansaf

Outro prato tradicional também é o Maqluba, que é um prato palestino e um dos mais característicos dos países árabes do Oriente Médio. Ele é feito com arroz, carnes e legumes. É um prato muito saboroso. Se você vier visitar a Jordânia, não pode deixar de prová-lo.

Maqluba

Alem desse pratos tradicionais, tem também o tao famoso Shawarma, que é um sanduíche de cordeiro (ou de frango), com legumes no pão árabe e pode optar por vir acompanhado de salada e batatas fritas. É uma delicia e eu como muito.

Shawarma

Lambuze-se também com os deliciosos doces tradicionais da cidade. Não deixe de ir a alguma doceria e experimentar o Knafe que é um doce feito de queijo, coberto com uma calda deliciosa. De todos os doces que comi em Amã, o knafe é sem dúvida o mais saboroso. Ta bom vai, já subi um quilinho!!!

knefe

Todos os passeios em Amã me encantam. Ir ao Madji Mall perto de casa, como ir ao shopping em frente ao meu trabalho ou até mesmo dar uma volta no Carrefour em dias que não preciso comprar nada, mas o que mais me fascina é andar em Downtown.

Imagine um lugar que tem de tudo! Exatamente TUDO! É lá! Fica na parte velha da cidade e tem tantas, mas tantas lojas!!! Quando vou, quero entrar em todas mas são tantas que acabo me perdendo nelas. Eu entro, vejo preços, converso com os donos, tomo café com eles, sento, bato papo, trocamos whatsapp, sou tão bem recebida por todos! Tudo isso me fascina! Eu amo!!

Downtown

Downtown é uma área tão grande que sempre me perco pelas ruas e travessas e quando quero voltar em alguma loja pela qual já passei,é um problema kkkkk.

Em Downtown encontramos tudo por precos mais baixos que em outros lugares. Vale a pena comprar souveniers ali ou mesmo algo que queira pra você. E o que falar daqueles vestidos típicos? São tão lindos que dá vontade de comprar um de cada modelo kkkkk, mas não compro porque não vou ter onde usar no Brasil e nem aqui também.

Vestidos típicos de Amã

O meio de transporte em Amã é taxi (carro amarelo) e Uber. Existem ônibus mas poucas linhas, não eh aquela loucura que é no Brasil, especificamente São Paulo, que é onde moro que tem ônibus pra tudo quanto é lugar. Não tem metro e nem trem. O mais funcional mesmo é Uber ou táxi.

Quando cheguei aqui, eu só usava Uber porque eu não precisava falar com o motorista por não conhecer o idioma árabe. Hoje continuo não falando mas já pego táxi e ainda consigo negociar preço kkkk. Isso pra mim é uma Aventura e tanto.

• Vacina: é exigida a certificação de vacinação contra a febre amarela.
  • Passaporte é obrigatório e com validade superior a 6 meses, apesar de não ser exigido visto antecipado.
  • O Fuso horário é UTC+02:00
  • Visto de turista necessário.  Favor consultar a tabela disponível na seção Vistos do site do Portal Consular do Itamaraty .

Venha visitar Amã. Você vai ficar apaixonado tanto quanto eu!