Funicular Santiago
Funicular Santiago: Veja como é viajar no funicular de Santiago, sua história, horários de funcionamento e preços atualizados.
Nós gravamos um vídeo mostrando uma parte do percurso quando subimos o Cerro San Cristobal pelo funicular do Parque Metropolitano de Santiago:
Subir o cerro San Cristóbal via funicular foi uma experiência divertida e vale muito a pena o preço cobrado. O percurso todo durou cerca de 8 minutos, incluindo a parada para descida de turistas na estação do zoológico.
Tá sem tempo para ler tudo agora? Clique para baixar a versão em PDF e leia depois com calma.
História do Funicular Santiago
O funicular Santiago do Chile teve sua construção iniciada em 24 de novembro de 1923 e conclusão no ano de 1925.
Foi edificado um pequeno castelo em estilo neo medieval, conforme design do arquiteto Luciano Kulczewski, com o nome de Estação Pio Nono, ligando a base do Cerro San Cristóbal ao seu cume, aonde foi construída a Estação Cumbre.
As pedras usadas na construção do Funicular Santiago foram extraídas do próprio cerro, que também forneceu pedras para a construção da ponte cal y canto, Palácio La Moneda e ruas de Santiago.
Curiosidade
Os vagões tinham capacidade para 50 pessoas que viajam diferenciadas na primeira e segunda classes. A primeira classe ficava no centro do funicular, em cabines privadas, com cortinas e assentos, enquanto a segunda classe viajava ao ar livre, na frente ou fundo, e as pessoas tinham que viajar de pé.
O Funicular Santiago foi declarado Monumento Nacional em 16 de novembro do ano 2000.
A Estação Cumbre está situada a 820 metros acima do nível do mar. Seu design é do arquiteto Carlos Landa. Nela se encontra a sala de maquinas e o Salón Tudor, localizada acima da sala de máquinas.
Neste plano está o Terraza Bellavista que é esta praça aí acima, de onde temos uma visão panorâmica da cidade e da Cordilheira dos Andes.
Atualmente o Funicular Santiago é uma das atrações principais atrações turísticas do parque metropolitano.
Através de trilhos, os ascensores percorrem 485 metros, unindo três estações: “Estação Pío Nono” , “Estação do Zoológico” e “Estação Cumbre”.
Se você deseja usar o funicular para descer no zoo, observe que a parada na estação do zoológico acontece apenas durante a subida do funicular.
Como Chegar ao Funicular Santiago
Para chegar a estação Pio Nono que é o único ponto de acesso para a subida via funicular, a estação de metrô mais próxima é a Baquedano. Você pode planejar sua rota no site oficial do metro.
Entendendo o Mapa
Você vai descer um pouquinho distante mas nada que não possa ser vencido a pé, enquanto você desfruta da beleza do trajeto: atravesse a Plaza Baquedano, atravesse a ponte do Rio Mapocho e pegue a Calle Pio Nono, encontrando a estação exatamente no final da mesma rua.
Horário de Funcionamento
Invierno: Durante o inverno o funicular funciona de Terça-Feira a Domingo das 10:00h às 18h:45min. Na Segunda-Feira abre à partir das 13:00h às 18h:45min.
Verão: Durante o verão o funicular funciona de Terça-Feira a Domingo das 10:00h às 19h:45min e nas Segundas abre somente à partir da 13:00h encerrando às 19h:45min.
Preços Atualizados
Segunda a Sexta
Ticket: 1/2 Tramo 1 Tramo Roundtrip
Adultos CLP 800 CLP 1.500 CLP 2.000
Crianças CLP 500 CLP 1.000 CLP 1.500
Finais de Semana e Feriados
Ticket: 1/2 Tramo 1 Tramo Roundtrip
Adultos CLP 1.000 CLP 1.950 CLP 2.600
Niños CLP 650 CLP 1.300 CLP 1.950
Créditos: As fotos em preto e branco deste post foram retiradas do site oficial do Funicular de Santiago.