Aracaju Pontos Turísticos Conheça os 16 Mais Lindos!

Aracaju Pontos Turísticos

Aracaju  é uma cidade apaixonante. Pequeno, limpo e planejado, esse pedacinho do nordeste vai marcar seu coração para sempre. Vou te mostrar os melhores pontos turísticos 😉

Aracaju  não se deixa intimidar pelo fato de ter nascido no menor Estado do Brasil, o Estado de Sergipe . Seus encantos? São muitos e ela é especialista em seduzir os visitantes. Suas belezas naturais, que não são poucas, ganham na rica culinária e no jeitinho carinhoso de ser da sua gente, aliados imbatíveis quando o assunto é conquistar corações.

Ta bom, eu sei, você pode dizer que sou suspeita pra falar de Aracaju mas depois da sua visita, você vai me dar razão.

O Que Fazer em Aracaju

O que não vai faltar pra você em Aracaju são as opções de passeios, principalmente ao ar livre. Há muitos passeios interessantes e não importa se você viaja em família, apenas casal, sozinho ou com amigos, em todos os passeios você vai se divertir, gastar menos que em outras cidades do país.

Digo mais: Você vai ser tratado com apreço. Uma das características do povo sergipano é justamente ser boa praça e amigueiro . Em Aracaju o turista encontra um povo acolhedor e que ama receber bem. Desconfie de quem falou o contrário, viu?

Mas vamos lá para as melhores atrações de Aracaju e das cidades vizinhas, todas no Estado de Sergipe:

Conheça a Orla de Atalaia

A Atalaia é o bairro mais badalado de Aracaju. Passeie na Orla de Atalaia e você logo notará que o título de título de orla mais bonita do Brasil  é mais que merecido. Cada metro dessa orla satisfaz o mais exigente dos turistas.

Simplesmente passear apreciando a paisagem que é linda, já valeria a pena mas o fato é que a Orla de Atalaia tem muitos atrativos , muitas opções para todos os gostos e todas as idades.

Vista Parcial da Região dos Lagos da Orla da Praia de Atalaia
Vista Parcial da Região dos Lagos da Orla da Praia de Atalaia

Na Região dos Lagos , divirta-se no lago com pedalinhos, faça caminhadas ouvindo o barulho do mar enquanto a brisa toca seu rosto. Alimente os patinhos que, quando não estão nadando, passaram em meio aos turistas.

para visitar a Feira do Turista e se surpreender com a beleza e aproveitar a variedade do artesanato sergipano. Vale pechinchar, viu? Aproveite pra comer iguarias da terra em alguns dos quiosques de lá.

Você gosta de esportes? A Orla de Atalaia tem pistas de cooper, ciclismo, skate, patins ou de motocross. Dependendo da época, assista a uma corrida de kart.

Se está viajando com crianças, elas vão amar a diversão no Mundo Maravilhoso da Criança , que tem balanços, carrossel, gangorras, carros de corrida, e muito mais. Só brinquedos super divertidos e coloridos.

Oceanário de Aracaju

Conheça o Oceanário de Aracaju . Este é o primeiro oceanário do nordeste e foi criado pelo Projeto Tamar há 17 anos, com a finalidade de proteger e preservar as tartarugas marinhas .

Monumento à Tartaruga – Praia de Atalaia – Aracaju
Aracaju – Tartaruga na Orla de Atalaia

O Oceanário de Aracaju possui tanques e tanques ao redor são expostos mais de 70 espécies e mantém um programa de visitas orientado por monitores capacitados pelo Projeto Tamar. Essas visitas guiadas devem ser previamente agendadas.

Oceanário-aracaju visto de cima tem formato de tartaruga

Os visitantes podem participar de palestras e exposições nas quais adquiriram conhecimento e estão conscientizados sobre os riscos de extinção desses animais. Podem também auxiliar os monitores na alimentação dos tubarões.

O Oceanário da Aracaju fica na região dos lagos da orla. Fotos: Divulgação Projeto TAMAR

Passarela do Caranguejo

Ainda na Orla de Atalaia, visite a Passarela do Caranguejo .

A Passarela do Caranguejo possui uma ótima estrutura. Tem casa lotérica, mercadinho, loja de artesanato, sorveteria, locadora de bicicletas. Bares e restaurantes que servem pratos à base de caranguejo e outros frutos do mar. Há também onde você pode saborear sopas, sanduíches.

Monumento ao caranguejo Praia de Atalaia – Aracaju
Escultura de Caranguejo Gigante na Passarela do Caranguejo em Aracaju. Foto Blenda Yáñez

O Monumento ao Caranguejo , na Passarela do Caranguejo é um dos lugares preferidos pelos turistas para tirar aquela foto de lembrança. Aí bem pertinho, tem ótimos hotéis. E por falar em hotéis, veja 15 super dicas de onde se hospedar em Aracaju.

Nos restaurantes da Passarela do Caranguejo , aracajuanos e turistas se reúnem para provar dos pratos saborosos à base de frutos do mar, e claro, a estrela aqui tem olhos e patinhas: é o caranguejo, acompanhado por um delicioso pirão e molhinho. Hummm! Irresistível. Você já provou?

Na sua maneira mais tradicional, cozido, acompanhado de molho e pirão casquinha, no pastel, na sopa e uma variedade mais, o caranguejo está presente em todos os restaurantes da passarela. E pra quem é fã de forró, pode comer e dançar num dos restaurantes mais tradicionais da Passarela do Caranguejo que é o Restaurante e Casa de Forró Cariri .

Conheça as Praias de Aracaju

Lindas e livres de poluição, as praias de Aracaju , assim como quase toda a costa sergipana, são bem planas. A água apresenta a maior parte do tempo um cor branco perolado e as espumas branquinhas correm mornas sobre as areias douradas.

Ilha dos Namorados – passeios de aracajú

A maioria das praias de Aracaju são muito bem servidas de bares e restaurantes, com vias de acesso em ótimo estado e muitas vagas de estacionamento gratuitas. Aliás, as praias de Aracaju são excelentes opções de passeios ao ar livre para os moradores e todos que visitam a cidade onde o sol brilha praticamente o ano inteiro.

Entre as praias mais conhecidas de Aracaju estão a Praia de Atalaia , Praia da Cinelândia, Praia do Mosqueiro e Praia do Goré, além da Ilha dos Namorados e Praia do Viral .

Croa do Goré – Aracaju

A Croa do Goré é um banco de areia no meio do rio Vaza Barris que de acordo com a maré, fica submerso. 

Conheça os Museus e Outras Atrações Históricas de Aracaju

Alto da Colina de Santo Antônio

No alto da Colina do Santo Antônio , está situada a igreja que leva o mesmo nome. A colina marca a história de Aracaju pois foi neste mirante que a cidade nasceu. Dali a vista é privilegiada e vale a pena uma visita.

Descendo a colina, duas quadras distantes do pé da ladeira a gente encontra a Rua de São João que é um dos lugares onde tradicionalmente o povo se reúne pra dançar forró durante todo o mês de junho.

E falando em forró, tenha certeza de que as festas juninas em Aracaju e em todo o Estado de Sergipe são as mais animadas e esticadas do Brasil. Não vou me estender agora sobre esse assunto, mas vou publicar detalhes num outro post, pra você entender a máxima “Sergipe é o País do Forró “.

Museu da Gente Sergipana

No Centro Histórico de Aracaju , muita história, cultura e arte se encontram.

O destaque vai para o Museu da Gente Sergipana que acrescenta a tudo isso uma super dose de tecnologia e interatividade. Premiado, este é o museu mais visitado do nordeste e está entre os mais modernos da América do Sul.

Museu da Gente Sergipana – Foto: Governo do Estado

O prédio construído em 1926, onde já funcionavam dois importantes colégios, o Atheneuzinho e a Escola Técnica do Comércio de Sergipe, assim como a Secretaria da Educação e Cultura, foi restaurando para abrigar o Museu da Gente Sergipana.

O Museu da Gente Sergipana é um passeio imperdível, viu? Fica na Avenida Ivo do Prado, em frente ao Rio Sergipe.

E por falar no Rio Sergipe , ele margeia grande parte da cidade, até que encontra as águas do Oceano Atlântico . Esta mistura é responsável pela coloração do mar na Praia de Atalaia oscilando entre o verde, castanho claro e perolado.

Mais do Centro Histórico de Aracaju

Outros pontos do centro histórico de Aracaju estão bem próximos do Museu da Gente Sergipana, e se eu fosse você, não perderia a oportunidade de visitar.

São eles:

  • Palácio Museu Olímpio Campos : Lindo, este palácio está situado em frente à praça que leva o mesmo nome. Foi tombado como patrimônio histórico em 1985.
  • Ponte do Imperador : O imperador  Dom Pedro II  visitou o Palácio Olímpio Campos , ainda em obras, e para recebê-lo foi construído um ancoradouro que é conhecido como Ponte do Imperador
  • A Praça Fausto Cardoso , charmosa e com coretos, fica bem em frente ao Palácio Olímpio Campos, onde você pode tomar uma fresca e descansar enquanto saboreia um sorvete ou água de coco.
  • Catedral Metropolitana, A Catedral Metropolitana de Aracaju foi construída no período de 1862 a 1875, em estilo eclético com características neoclássicas e neogóticas. Praça Olímpio Campos, s/n, centro .
  • Espaço Zé Peixe : O Espaço Zé Peixe, às margens do Rio Sergipe, fica por trás da Casa da Cultura, na Rua da Frente. O sergipano José Martins Ribeiro Nunes, apelidado Zé Peixe, foi um prático de navegação. Zé Peixe ficou famoso pelo modo incomum de exercer sua atividade atravessando o Rio Sergipe a nadado.

Conheça o Artesanato de Aracaju

O artesanato sergipano é diversificado. Você encontra desde souvenirs comuns em outras cidades brasileiras até peças originais e únicas. Eu devo aqui destacar, por exemplo:

Cerâmica : As estátuas de Beto Pezã , que têm por característica retratar o homem nordestino com pés achatados e enormes, por exemplo.

Madeira : As lindas peças em madeira talhada, do artesão sergipano Jota , que retratam cenas como a santa ceia

Rendas : Também a Renda Rendendê , tipicamente sergipana e a Renda Irlandesa , este patrimônio imaterial de Sergipe. Outra renda muito linda que você vai encontrar é Renda Renascença dá um show de beleza.

Jogos de cama, mesa e banho ricamente feitos em Ponto de Cruz , redes e peças de vestuário em crochê e tricô manual , doces de frutas cristalizadas como o Dedinho de Genipapo , licores e muito mais.

Onde comprar o artesanato sergipano:

Centro de Turismo e Museu do Artesanato : O prédio da primeira Escola Normal agora abriga um importante centro de divulgação da cultura e artesanato sergipanos, está localizado em frente à catedral metropolitana. Reúne peças do artesanato sergipano em todas as suas variedades, espalhadas pelos 29 box.

 

Mercados de Aracaju : São três, Mercado Talhes Ferraz, Mercado Albano Franco e Mercado Antônio Franco, contíguos, onde além de encontrar uma variedade muito grande de frutas da terra, grãos, queijos, castanhas e frutos do mar, castanhas, farinhas e uma série de produtos típicos e também farto artesanato em couro, cerâmica, tecidos, etc.

Ah! Uma dica que não posso deixar de passar: Se for comer no mercado, minha sugestão é o Restaurante Caçarola , localizado no terraço do Mercado Antônio Franco. Super tradicional, comida gostosa, ambiente decorado bem no estilo nordestino, com vista para o Rio Sergipe.

Restaurante Caçarola – Mercado de Aracaju

Centro Cultural de Aracaju : O prédio foi construído no século XIX para a sede da Alfândega de Sergipe e mais tarde foi onde trabalhou na Receita Federal.

Em 2003 o prédio foi tombado como patrimônio histórico do Estado e revitalizado para abrigar o Centro Cultural de Aracaju, que sob administração da Fundação Cultural Cidade de Aracaju – FUNCAJU , retrata a história da cidade. O Centro Cultural de Aracaju fica situado na Praça General Valadão, centro.

Conheça os Parques Urbanos de Aracaju

Parque da Cidade

O Parque da Cidade fica na zona norte. É uma área imensa verde, parte é mata fechada com trilha. Há uma parte estruturada para receber visitantes que possam desfrutar de momentos de tranquilidade em meio à natureza.

No Parque da Cidade há zoológico, campo de futebol de pelada, área de almoço e passeio de teleférico. De lá você tem uma vista linda de pontos da cidade, da Barra dos Coqueiros e Rio Sergipe.

Parque da Sementeira

O Parque Augusto Franco, popularmente conhecido como Parque da Sementeira é uma área verde muito bonita e bem legal pra passar um dia diferente, entre coqueiros e cajueiros. Há também lago com pedalinhos e áreas de churrasqueira.

O Parque recebe o apelido de sementeira por abrigar um viveiro de plantas para urbanização da cidade. É um parque cercado, mas aberto à visitação.

Parque dos Cajueiros

O Parque Governador Antonio Carlos Valadare , ou Parque dos Cajueiros é um parque urbano aberto, com características diferentes dos outros dois, uma vez que é parcialmente margeado por mangue e o Rio Poxim.

O Parque dos Cajueiros fica na Avenida Beira Mar, bem próximo à Ponte Velha da Atalaia e possui um ancoradouro, parque infantil e como o nome indica várias árvores de cajueiros, onde macaquinhos dão boas vindas aos visitantes.

Os cajueiros, muito comuns em Aracaju e que, aliás, dão origem ao nome da cidade – Aracaju, traduzido diretamente do tupi é cajueiro das araras, estão presentes também em algumas avenidas da cidade, como a Avenidas Beira Mar, Saneamento e Francisco Porto.

Calçadão Formosa

O Calçadão da Praia Formosa e Calçadão da 13 de Julho, são contíguos e com algumas características de parque, são outros atrativos da cidade. Eles estão entre os preferidos pelos aracajuanos para caminhadas, de manhã cedinho e no final da tarde.

Falando em caminhadas, Aracaju é a capital brasileira que se destaca por cultivar hábitos saudáveis. É arborizada e estruturada com ciclovias em praticamente todos os bairros, É a segunda cidade brasileira com o menor numero de fumantes e, dentre as cidades do nordeste, é a que tem o menor índice de desigualdades sociais.

Este calçadão fica justamente no início da Avenida Beira Mar, que deveria se chamar Beira Rio, porque a praia que banha o local, Praia Formosa, é formada ainda pelo Rio Sergipe. A Praia Formosa é a única da cidade que é imprópria para banho. Ainda assim o lugar é muito lindo. Concorda?

Você sabia? Aracaju é o destino turístico mais barato do Brasil. Incrível, né? Tá esperando o que? Vem pra cá! Aqui te esperamos.

Conheça os Arredores de Aracaju

O Estado de Sergipe tem muitas cidades incríveis que surpreendem os turistas mas agora quero te apresentar os quatro destinos mais populares que de maneira nenhuma podem ficar de fora dos roteiros de quem vem pra Aracaju. Confira:

Laranjeiras:

Vale visitar a cidade histórica que surgiu em 1606 às margens do Rio Cotinguiba, onde haviam muitas laranjeiras, daí a origem do nome, que inicialmente era Porto da Laranjeiras. Está a 20 km de Aracaju e preserva arquitetura e museu com acervo do período colonial.

Laranjeiras possui no centro histórico 9 igrejas tombadas e cerca de 50 grupos folclóricos que, anualmente, desfilam pelas ruas durante o “Encontro Cultural de Laranjeiras.
No artesanato, destaca-se a renda irlandesa, um patrimônio imaterial de Sergipe.

São Cristóvão

São Cristóvão, fundada em 1590, é a quarta cidade mais antiga do Brasil e foi a primeira capital de Sergipe, até o ano de 1855.

Ambas as cidades fazem parte da grande Aracaju e têm ônibus que saem durante todo o dia da Rodoviária Velha de Aracaju. A viagem dura 40 minutos

Canion de Xingó

Você já ouviu aquela canção que diz que o sertão vai virar mar, cuidado coração? Pois é, quando isso acontece surge uma rara beleza chamada Canion de Xingó rsrsr e ele está localizado no Estado de Sergipe, mais precisamente no Município de Canindé do São Francisco, próximo à divisa de Sergipe e Alagoas.

Canions de Xingó – Canions do São Francisco em Canindé do São Francisco – Sergipe

Estes altos paredões que emergem de águas tão verdes nem sempre foram assim. Eles estavam, na verdade, escondidos em meio à caatinga do sertão sergipano até que foram inundados pelas águas represadas do Rio São Francisco, devido a construção da Usina de Xingó.

Existem muitos lugares lindos no Brasil e no mundo e o Canion de Xingó não fica devendo pra nenhum deles. Pode escrever o que eu tô dizendo e você vai assinar embaixo quando o conhecer, pode crer. É mágico e pra ele vou escrever um post separado, ok?

Praia do Saco

Outro destino incrível pra marcar seu coração na sua visita a Sergipe é a Praia do Saco. Ela foi classificada entre as 100 praias mais lindas do mundo e quer saber? A Praia do Saco fica aqui pertinho e no caminho, há uma lagoa super linda, chamada Lagoa dos Tambaquis, onde você pode alimentar os peixes e nadar com eles!

Pela foto, já deu pra ver que se você incluir a Praia do Saco no seu roteiro de viagem não vai se arrepender, né mesmo? É outro lugar que merece um post especial que logo logo eu publico pra você.

 

Onde Ficar em Aracaju

Quer saber onde ficar em Aracaju? Veja onde ficar de acordo com os pontos turísticos mais lindos de Aracaju. Dica dos hotéis perto da Passarela do Caranguejo, dos lagos da orla e tudo sobre o Aracaju Praia Hotel, o mais procurado pelos turistas.

Aracaju é uma cidade linda! Super gostosa. Todo mundo que conhece Aracaju se apaixona. Trabalhei um período no setor de hotelaria e uma das frases que eu mais ouvi nesse período foi: “Eu tenho que ir embora mas eu queria ficar mais dias em Aracaju.” Então pense na possibilidade de acrescentar um dia aos seu plano de viagem.

Se você vai viajar para Aracaju, saiba que a cidade possui excelentes hotéis e existem muitas opções bem legais. A maioria dos hotéis de Aracaju está localizada no Bairro Atalaia, principalmente nas praias de Aracaju, aonde o fluxo de turistas é maior.

Onde Ficar em Aracaju Perto da Passarela do Caranguejo.

 

Tudo Sobre o Teleférico Santiago. Preços atualizados em junho 2024.

Teleférico Santiago

Se você quer ter uma vista linda de Santiago, o passeio no Teleférico Santiago é a opção mais emocionante. Fizemos esse passeio num dia que estava muito nevoeiro, mesmo assim valeu super a pena pois a vista é incrível! É linda! É realmente emocionante e muito divertido.

O Teleférico Santiago foi inaugurado no Parque Metropolitano, no dia 1 de abril de 1980.

Se preferir, baixe esse artigo completo em pdf para ler depois

Durante 29 anos o teleférico de Santiago funcionou com 72 cabines. Elas tinham um formato ovalado e divertiram os turistas e santiaguinos até que uma pane séria obrigou a suspensão do serviço por um largo período.

O Novo Teleférico Santiago

No governo da presidente Michelle Bachelet o teleférico foi reativado. Operava com 47 cabines, com capacidade para até 6 pessoas cada uma, isto em 2016 .

O novo teleférico fez tanto sucesso que em um mês atingiu a marca de 500 horas de operação, durante as quais transportou mais de 68 mil visitantes. Hoje não é diferente, o teleférico é uma das atrações mais queridas do Parque Metropolitano de Santiago.

dav

O Teleférico Santiago possui três estações, Oasis, Tupahue e Cumbre, sendo esta última situada no Cerro San Cristobal, a 828 metros acima do nível do mar.

Estação Oasis

A Estação Oasis, fica a 15 minutos de caminhada do Costanera Center e pode ser acessada pela Avenida Pedro de Valdívia. Nela você vai encontrar restaurante, jardins e trilhas.

Na Estação Oasis acontece a parada do motor do teleférico, o que faz dela o lugar ideal para subida de pessoas com dificuldade de locomoção, cadeirantes e crianças em carrinhos de bebê.

Rampas de acesso universal e elevadores facilitam o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Se você quiser aproveitar as trilhas e transitar livre de bicicleta no parque metropolitano, pode usar a Estação Oasis para transportar sua bike até a Estação Cumbre.

Não há custo adicional para transportar sua bike mas existem regras específicas que você pode ver acessando o site do Teleférico Santiago clicando aqui.

Estação Tupahue

A Estação Tupahue conecta as estradas que levam a todos os acessos do parque. As atrações podem ser visitadas de acordo com o ingresso comprado. É na Estação Tupahue onde estão a Casa da Cultura Anahuac, a Piscina Tupahue, o Jardim Mapulemu, a Praça Gabriela Mistral e a Torre Victoria.

A palavra Tupahue, na lingua mapudungun, dos indigenas chilenos, significa “Lugar de Deus“.

Estação Cumbre

A Estação Cumbre fica no Cerro San Cristobal e pode ser acessada, tanto pelo Funicular Santiago, quanto pelo Teleférico Santiago.

Na Estação Cumbre você vai encontrar o Terraza Bella Vista e, como o nome já sugere, você terá uma panorâmica linda de Santiago. Ali também há uma feira de artesanato e food trucks.

Nós fizemos esse passeio e foi incrível. Subimos o Cerro San Cristobal pelo funicular e depois de curtir bastante a linda vista que o cerro oferece, seguimos para a plataforma de embarque do teleférico.

As cabines deslizam suavemente pelos cabos aéreos, desde que você não se movimente durante a viagem.

A recomendação era permanecer sentados, um de frente para o outro, mas durante o trajeto nós inventamos de sentar lado a lado pra tirar esta foto. Balançou só um bocadinho….vixe! Não faça o mesmo!!! rsrsr

O Teleférico Santiago desenvolve a velocidade de até 18 km por hora.

Santiago é uma cidade encantadora e do alto, com o campo de visão mais amplo, é ainda mais tocante. Você vai se emocionar.

TURISTIK

Mediante concessão pelo período de 10 anos, a empresa TURISTIK – Transportes Turísticos de Santiago passou a operar o Teleférico Santiago e também 8 ônibus ecológicos que transportam passageiros, dentro do Parque Metropolitano.

Há cafeterias e restaurantes instalados nas estações os quais são também operadas pela Turistik.

FAQ – Teleférico Santiago

À seguir, relacionamos as perguntas mais frequentes sobre o teleférico de Santiago:

Onde fica o Teleférico Santiago?

O Teleférico Santiago localiza-se dentro dos limites do Parque Metropolitano de Santiago, na capital do Chile. Veja o mapa:

Como chegar ao Teleférico de Santiago?

Nós encontramos um video legal, produzido pela Turistik, mostrando como chegar ao Teleférico Santiago:

Qual o horário de funcionamento do Teleférico Santiago?

O Teleférico Santiago funciona de Terça a Domingo, das 10h às 18h45. A bilheteria fecha às 18h30.

Quanto custa o Teleférico Santiago?

Você pode comprar seus ingressos nas bilheterias do parque e guiches da Turistik e pagar com cartão de crédito, débito ou dinheiro.

As tarifas do teleférico são cobradas de acordo com o percurso escolhido em cada estação e a idade.

Veja abaixo a tabela de preços atualizados – Valores de hoje, 12 de Junho de 2024:

Estação Oasis, entrando pelo acesso Pedro de Valdivia Norte: os preços variam de $ 1.300 a $ 8.450 pesos chilenos

Estação Tupahue, acesso direto a Piscina Tupahue: os preços variam de $1300 a $ 4380 pesos chilenos

Estação Cumbre Cerro San Cristobal, perto do Santuário da Imaculada Conceição: os preços variam de $1300 a $ 8450 pesos chilenos

O Parque Metropolitano tem ainda a opção de passeios de funicular e ônibus panorâmicos – os Buses Panorâmicos que você pode intercalar, se preferir.

Os buses panoramicos partem das três estações do parque com as seguintes opções:

Veja todos os detalhes no site oficial Teleférico Santiago

Outro parque urbano para você em Santiago do Chile é o Cerro Santa Lucia, você já viu nosso post? Ele é considerado o quinto melhor passeio de Santiago.

Forte abraço e fique com Jesus.

Estrada Los Caracoles Ida e Volta Mendoza

Cruzar a Cordilheira dos Andes, de Santiago a Mendoza era um dos nossos planos mas esta viagem não estava no nosso script para já, no entanto, o ventou soprou e nos levou para esse lado incrivelmente lindo chamado Estrada Los Caracoles e quer saber? Foi uma das viagens mais emocionantes que já fizemos.

https://www.lugareslindos.com/wp-content/uploads/2024/06/Passeio-Los-Caracoles-nevada.mp4

Nós viajamos de ônibus de Santiago a Mendoza, pela Estrada Los Caracoles em dois momentos distintos. Primeiro no período da noite quando fomos a Mendoza e, depois, no nosso retorno a Santiago do Chile, dessa vez em plena luz do dia. Duas emoções distintas e em ambas a natureza deu um show.

Viajando à noite pela Estrada Los Caracoles

Do Terminal Alameda, em Santiago até o inicio da Caracoles foram 2 horas de viagem e altos cochilos. Quando acordei, ao olhar pela janela me deparei com um céu tão escuro, como nunca havia visto antes e uau! totalmente estrelado!!

Havia um contorno gigantesco e escuro das montanhas e, mais acima, zilhões de estrelas brilhando!! Uma emoção indescritível tomou conta de mim e tudo que eu fiz foi ficar ali quietinha, com lágrimas nos olhos, agradecendo a Deus por aquela visão da via láctea.

Momento extraordinário que ficará para sempre em minha memória.

A Estrada Los Caracoles é parte da Ruta 60, na Província de Los Andes, Região de Valparaíso, Chile. Ela cruza a Cordilheira dos Andes ligando o Chile a Argentina e é considerada uma das estradas mais lindas e perigosas do mundo, mas eu não tava nem aí pro perigo, com os olhos vidrados no céu, eu só queria mesmo é que aquele momento jamais acabasse.

Bus Santiago Mendoza

Na ida, saímos de Santiago às 21:00 horas, num ônibus da Ahumada Internacional. As passagens custaram CLP 18.000,00 (cerca de R$ 90,00) cada, com direito a uma bagagem de mão de até 20 kg. No retorno optamos pela Andesmar, pagando ARS 1.500, (cerca de R$ 106,00) por pessoa, com direito a bagagem e serviço de bordo: Café, chá, suco, alfajores, sanduíches e snacks. Dois lanches razoáveis.

Estas e outras empresas que fazem a rota, vendem passagens online e você pode verificar preços, horários de viagens, comprar passagens e ver outros detalhes neste link da Recorrido.

Paso Internacional Los Libertadores

O único momento chato da viagem foi na fronteira para entrar em território argentino no Paso Internacional Los Libertadores. Todos descemos do ônibus e estava muito, mas muito frio mesmo.

Havia apenas uma funcionária fazendo a checagem de documentos e, pra completar, esperamos inspecionar manualmente todas as bagagem, uma por uma, já que a aduana não dispunha, ao menos naquele momento, de um scanner pra fazer a inspeção com mais agilidade. Resultado: quase 2 horas na aduana.

Você Sabia?

  • Não esqueça que pra entrar e sair do país você precisa ter RG ou passaporte, com vigência durante toda a permanência;
  • Não vale habilitação, nem carteira de trabalho;
  • Quem viaja com passaporte recebe o carimbo com data de ingresso mas, se você viajar com RG, receberá um comprovante de ingresso no país e você não pode perdê-lo pois deverá apresentá-lo no seu retorno.
  • Você não pode levar sementes ou quaisquer vegetais, sob pena de pagar multa.
  • Não caia na besteira de tentar passar qualquer produto ilícito, tudo será vasculhado e no minimo você paga uma multa ou sai algemado.
  • Leve um agasalho para quando descer na fronteira porque é frio em qualquer horário, pior à noite.
  • Se possível, compre suas passagens com antecipação, assim pode escolher os assentos da frente no piso superior e ter um campo de visão melhor, pra curtir mais as paisagens, fotografar e gravar o trajeto, se quiser.

Viajando de dia pela Estrada Los Caracoles

Apesar do desejo de rever as estrelas, a gente tinha que voltar com dia claro pois seria quase um crime não ver e curtir à luz do dia o zig zag daquela estrada. Mais uma vez decidimos viajar de uma hora pra outra e o resultado é que não encontramos disponíveis nossas poltronas preferidas, na frente no segundo piso do ônibus mas, ainda assim, foi uma viagem nota 10.

Claro, a caracoles é incrível! Com 3,7 km de extensão divididos em 29 curvas sinuosas, entre belas montanhas, beirando precipícios sem a proteção de guard rail, num desnível de 670 metros! O trânsito é feito em mão dupla, por automóveis de passeio, ônibus e caminhões, muitos caminhões. Ufa! Dá frio na barriga! Haja coração!

Nossa viagem aconteceu no verão deste ano, quando a Estrada Los Caracoles estava seca e livre de neve. Imagino no inverno, quando a neve obriga o motorista usar corrente nos pneus. Doidera, viu? Aliás, nessa estação do ano, o Paso Los Libertadores é fechado várias vezes por medida de segurança, devido ao acúmulo de neve.

Em Paso Los Libertadores a Moderna Alfândega Chilena encravada na rocha

O serviço de inspeção no retorno foi super tranquilo. A rocha milenar acolhe o edifício de arquitetura moderna da aduana chilena. Lá dentro tudo muito limpo, bem clean, com equipamentos novíssimos e atendimento super rápido.

Ruta CH60, Ruta 40 e Ruta 7

Antes e depois da Estrada Los Caracoles, as paisagens incríveis que ladeiam a Ruta 60 no Chile e Rutas 7 e 40 na Argentina. Se prepare porque paisagens espetaculares fazem do próprio trajeto uma super atração turística.

O show da natureza nas estradas argentinas do trajeto são incomparáveis. É coisa de louco a beleza dessa rota e a gente fica sem saber o que é mais belo. Cada montanha mais linda que a outra… tamanha beleza chega a fazer a gente sentir-se minúsculo.

Inclusive, vale lembrar que a Ruta 40 na Argentina está classificada entre as 10 estradas mais lindas do mundo. Ela margeia a Cordilheira dos Andes, atravessa 20 parques nacionais e 18 rios. Não é coisa de cinema. É muito mais que isso!

Logo, vamos publicar um post sobre tudo de Mendoza.

Tudo que eu vi, que nós vimos e você também tem que ver, viu? Maravilhas da natureza, tão próximas de nós. Encontre um tempo, encontre um jeito! Você tem que ver isso! Pegue um voo até Santiago e de lá pegue um ônibus, um carro, uma carroça, uma bicicleta, sei lá. Mas vá! Você vai amar.

Mas, se você já viu a noite estrelada na Caracoles e/ou as paisagens dessas rutas, conta pra gente nos comentários 😉 Grande beijo!

Praias de Aracaju Pra Curtir o Ano Inteiro

Confira aqui as melhores praias de Aracaju que vão preencher o seu verão com beleza e muita diversão. Veja dicas de praias de Aracaju que você não pode deixar de fora do seu roteiro de férias no verão!

Praias de Aracaju

Pra quem ama o pé na areia, Aracaju é o destino mais que perfeito. O sol brilhante enche a cidade de alegria quase o ano todo, não apenas no verão. Pra deixar a coisa ainda melhor, a maioria das praias de Aracaju está muito bem servida de bares e restaurantes. As vias de acesso estão em ótimo estado e não faltam vagas de estacionamento gratuito.

Praias de Aracaju: Conheça as Mais Lindas

Venha comigo e conheça as mais lindas praias de Aracaju. Pegue seu protetor solar e siga as dicas!

Praia dos Artistas ou Praia do Havaizinho

A Praia dos Artistas é também conhecida como Praia do Havaizinho. É uma praia muito bonita e conta com ótima estrutura de bares e restaurantes. A Praia dos Artistas é urbana, fica nas imediações do farol da marinha e Feira do Turista. Sua faixa de areia é mais curta.

Na foto parece calmo, né? mas na Praia dos Artistas o mar é agitado com fortes correntes fazendo desta praia uma das mais perigosas do nordeste do Brasil. Se você decidir tomar um banho na Praia dos Artistas, saiba que todo cuidado é pouco, principalmente com as crianças, que não devem entrar na água sozinhas, mesmo na borda.

Esta praia recebe a águas da foz do Rio Sergipe, que banha a cidade e deságua no Oceano Atlântico, no Bairro Coroa do Meio. No local há um mole de pedras de retenção, onde moradores costumam praticar a pesca de molinete.

Em frente, está o farol da Marinha do Brasil, conhecido como Farol da Coroa do Meio.

Praia de Atalaia

Dentre as praias de Aracaju, a Praia de Atalaia, é a mais conhecida dos sergipanos e turistas. Esta praia urbana, com a revitalização da sua orla, se tornou o principal cartão postal de Aracaju e seus 6 kms de extensão esnobam beleza e diversão.

As águas mornas da Atalaia, assim como das demais praias de Aracaju, oscilam entre o verde e o citrino bem clarinho. Na Praia de Atalaia as águas correm rasas e são ótimas pra curtir bastante com as crianças. Há muitos quiosques na areia e você pode matar a sede e comer um gostoso caranguejo e outras iguarias servidas a um bom preço.

Por falar em preço, você sabia que Aracaju é um dos destinos mais baratos do Brasil? Quer saber mais? Leia nosso post Aracaju, 16 Motivos Pra Se Apaixonar.

A Praça dos Arcos, na foto acima, marca a entrada da Praia de Atalaia. À direita da Praça dos Arcos estão a Passarela do Caranguejo, uma sequencia de hoteis e pousadas, a Praia da Cinelândia e outras praias do litoral sul.

Passarela do Caranguejo – Aracaju

À esquerda da Praça dos Arcos estão o Mundo da Criança, o Oceanário de Aracaju, a Região dos Lagos, a Feira do Turista e outras feiras de artesanato, outra sequência de hotéis, e depois a Praia dos Artistas, em frente ao farol da Marinha.

Devido ao recuo do mar nos últimos anos, a Praia de Atalaia tem uma extensa faixa de areia por isso há passarelas de madeira que facilitam a caminhada dos banhistas até mais próximo do mar.

Na minha opinião, essas passarelas dão a Praia de Atalaia um chame a mais. Que você acha?

Apesar das águas tranquilas, toda a praia é patrulhada por bombeiros salva vidas, pra garantir que você desfrute com tranquilidade.

Orla de Atalaia

Não dá pra deixar de comentar: a Praia de Atalaia é dona da orla mais bonita do Brasil: a Orla de Atalaia, que possui uma infraestrutura completa de bares e restaurantes em toda a sua extensão. Estes bares e restaurante servem comidas típicas sergipanas, da cozinhas brasileira em geral e internacional.

Vista parcial da região do lagos da orla da Atalaia – Aracaju

Na Orla da Atalaia, estão também os melhores hotéis da cidade, feiras de artesanato, e o Oceanário do Projeto Tamar.

Você pode passear com segurança de dia ou de noite. A Orla da Atalaia é muito bem policiada. Divirta-se.

Praia da Cinelândia

Passarela Praia de Atalaia

Das praias de Aracaju, a Praia da Cinelândia está entre as mais frequentadas por surfistas e você vai encontrar todos os dias um tantão deles e suas pranchas colorindo o local, assim como praticantes de kitsurf.

Praia da Cinelândia- Aracaju

Nos finais de semana tem sempre um pequeno avião lançando paraquedistas para aterrissagem na Praia da Cinelândia.

Em frente, no calçadão da Praia da Cinelândia, há uma pista boa pra passeios de bicicleta, skate e e patins. Já deu pra notar que a Praia da Cinelândia tem a vibração mais jovem e colorida de Aracaju, né?

Ah, tem bastante área de estacionamento, bares e restaurantes e, na areia, alguns pequenos quiosques.

Praia da Aruana

O mar de tom azulado da Praia de Aruana, abre caminho para o litoral sul, margeando com dunas e coqueiros a Avenida Inácio Barbosa. Se você quiser, tem a opção de alugar parapente e para motor, além de pranchas kit surf .

Praia dos Náufragos

Com características semelhantes, a Praia dos Náufragos é ideal pra quem quer passar o dia curtindo o mar em boa companhia.

Parte da Praia dos Náufragos é deserta mas há trechos em que ela conta com barracas que servem desde tira gostos até pratos mais elaborados em restaurantes super concorridos.

Praia do Refúgio

De águas mornas e areia dourada, a Praia do Refúgio, como o nome sugere, é um lugar pra esquecer os problemas diários. Não preciso dizer mais nada, né?

Praia do Mosqueiro

Descendo ainda mais no sentido sul, a Praia do Mosqueiro, que é a última praia situada no perímetro de Aracaju e suas águas encontram as águas do Rio Vaza Barris, e pra não fugir do padrão, a Praia do Mosqueiro é linda. Ainda nesse seguimento, há também quatro outros lugares lindos que vale muito a pena conhecer: Orla Por do Sol, a Croa do Gore, a Ilha dos Namorados e a Praia do Viral, sendo estas três últimas as mais badaladas praias de Aracaju, no momento.

Orla Por do Sol

A Orla Por do Sol margeia o Rio Vaza Barris que, mais adiante tem sua foz na Croa do Goré.

Orla Por do Sol

Mesmo se você for somente até a Orla Por do Sol, já vale a pena porque é muito bonita. o Rio Vaza Barris também é muito bonito e sentar por ali pra admirar a paisagem que é lindíssima, observar os passeios de barco, de remo e stand up paddle já é muito relaxante.

Nessa orla você vai encontrar quiosques, bares e restaurantes que servem caranguejo, arrumadinho, moquecas, hum! que delícia! Tudo com vista para o rio que fica ainda mais encantador quando o sol tá indo embora.

Croa do Gore

Esta praia de rio é um dos passeios incríveis de Aracaju. O passeio até a Croa do Gore tem ponto de partida na Orla Por do Sol, por isso já é lindo desde o inicio. O acesso é feito unicamente por barcos, lanchas e catamarãs que partem do ancoradouro na Orla Por do Sol.

Barracas na Croa do Goré – Aracaju

Uma praia tranquila, ideal pra quem quer contemplar a natureza e relaxar num lugar paradisíaco.

A prainha formada na Croa do Goré possui quiosques e mesas que ficam quase submersas quando a maré sobe. Um barco faz o serviço de bar e restaurante que serve petiscos da cozinha sergipana ao som de forró.

Ilha dos Namorados

No mesmo passeio da Croa do Goré você pode conhecer também a Ilha dos Namorados que fica bem pertinho, cerca de 40 minutos de catamarã.

Olha dos Namorados

A Ilha dos Namorados é um lugar pra relaxar entre o rio e o mar. O local é ainda pouco explorado, com estrutura um pouco menos atrativa mas muito eficiente e muito gostoso de estar. Que você acha de se espichar numa boia ou rede ao balanço das águas?

Praia do Viral

A Praia do Viral fica no finalzinho da Praia do Mosqueiro. É uma pequena faixa de areia que divide o rio e o mar. É possível ir até lá de carro mas todo cuidado é pouco porque a maré sobe rapidamente e às vezes surpreende motoristas descuidados.

Praia do Viral

Outra opção de acesso a Praia do Viral é de barco ou catamarã que saem também da Orla Por do Sol.

Veja Como Chegar

Gostou das praias de Aracaju? Você pode chegar facilmente até as praias de Aracaju, inclusive Orla Por do Sol, através táxi, Ubber, ou através de ônibus da linha 600 CP2 – CIRCULAR PRAIAS 02 Acesse o link da SMTT para ver os itinerários e horários de circulação.

Se preferir, contrate uma agência de turismo. Em Aracaju você encontrará ótimas agências, várias delas localizadas na Atalaia.

 Venha conhecer as praias de Aracaju! Pesquise agora mesmo e encontre uma passagem barata no KAYAK, o site que vasculha todos os sites de venda de passagens aéreas e exibe para você todas as melhores ofertas e a passagem mais barata para o destino que você pesquisar. A melhor opção para você conhecer lugares lindos pagando pouco. Aproveite! Clique aqui para pesquisar.

Se você nunca se hospedou pelo AIRBNBeu te presenteio com um SUPER DESCONTO de até R$ 180,00Reserve agora e economize até R$ 180,00!!

Compare os preços das melhores operadoras de Seguro Viagem com cobertura em todos os continentes, para todas as idades. Use o código de cupom BLENDAYANEZ5 para receber 5% de desconto!

Reserve já o seu hotel pelo Booking! São milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos de sucesso. Clique aqui para garantir sua hospedagem pelo Booking.

Quer alugar um carro? Compare os preços em mais de 100 locadoras,

Compre já ingresso para as melhores atrações sem filaClique aqui e escolha!

E aí? Que tal curtir o verão em Aracaju? Te esperamos de braços abertos.

Agora me diga de qual praia você gostou mais?

Sair da versão mobile